Entenda o que é Psicologia das Cores e descubra o significado de cada cor

Postado 30 Julho 2020 by Matheus Gonçalves

A Psicologia das Cores é um estudo que revela como o cérebro humano identifica e entende as cores de diferentes formas, influenciando em suas emoções, sentimentos e desejos. Sendo assim, cada cor gera uma sensação diferente nas pessoas, por isso, é fundamental saber como usá-las.


No marketing, cada detalhe implícito no produto ou serviço que está sendo oferecido impacta o consumidor de uma determinada forma – estimulando ou dificultando a compra. Neste post, você vai poder conferir como o mercado faz uso das cores a partir de casos de sucesso que podem contribuir com sua própria estratégia de Marketing Digital, e listaremos também ferramentas para você colocar em prática nos seus principais canais online como um site empresarial, por exemplo. Vamos lá?

A Psicologia das Cores é um estudo que busca compreender o comportamento humano em relação às cores. Dessa forma, essa área da psicologia analisa e define quais os efeitos que cada cor gera nas pessoas, como mudanças nas emoções, nos sentimento, a criação de desejos e muito mais.

Consequentemente, é importante aprender a usar o significado de tal elemento favoravelmente para a transmissão de informações. Ou seja, é preciso que as marcas tenham total consciência desses fatores para que seja possível conquistar seus objetivos de marketing.


Qual o significado de cada cor?

Agora você aprenderá um pouco mais sobre o conceito de cada cor e como eles podem melhorar seus resultados. Diariamente, profissionais das mais diversas áreas consideram o significado das cores na hora de aplicar no trabalho. Por exemplo, designers sempre (ou quase sempre) se atentam à proposta a qual estão trabalhando para escolher exatamente qual paleta representará as marcas que eles criam. No infográfico a seguir, do pessoal da The Logo Company é possível observar a relação da cor e o posicionamento de grandes marcas:

Quando falamos de logotipos ou marcas já conhecidas no mercado, podemos perceber que as pessoas já estão acostumadas a ligar cores a determinados tipos de comportamento. No mundo do marketing não é diferente. É importante entender o que cada cor representa e estimula nas pessoas para fazer a escolha certa. Infelizmente, nem todos os profissionais dessa área se atentam a isso. Para facilitar a vida desses profissionais, alguns especialistas do No Film School fizeram um compilado de significados e significantes comumente ligados a determinadas cores:

Vermelho:

raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência.
O vermelho é uma das cores mais simbólicas do mercado, pode significar cor da paixão ou da fome. Pense em marcas como Burger King e MC Donalds, que possuem essa cor em sua marca. Além disso, é notável a cor vermelha em campanhas de promoção – principalmente no varejo. Percebemos que essa cor tende a estimular a ação, pois é uma cor quente que chama a atenção dos leitores. Pensando nisso, também é possível notar que ela é utilizada em sinalizações de urgência, uma vez que a cor é capaz de se destacar nos ambientes.

Rosa:

amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza, feminilidade.
O rosa, assim como o azul, é dividido entre tons mais suaves e mais fortes. O rosa suave tende a indicar delicadeza. Característico do universo feminino, também simboliza inocência, romantismo e proteção. Já os tons mais intensos estão diretamente relacionados à modernidade e são comumente utilizados para despertar a atenção do público. Ambos os tons podem ser encontrados em marcas femininas e infantis. Além disso, podemos perceber o uso desses tons em lojas jovens e estabelecimentos que comercializam doces. Isso acontece, principalmente, porque a cor transmite a sensação de inovação e diferenciação, despertando o desejo e a atenção do público por conhecer algo novo e diferenciado.

Amarelo:

sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, radiosidade, verão, desonestidade, covardia, traição, inveja, cobiça, engano, doença, perigo.
Assim como o vermelho, o amarelo possui característica de estimulante de apetite – podemos observar que, junto ao vermelho das marcas do MC Donalds e Burger King, o amarelo tem destaque. No entanto, se usado separadamente, a cor pode transmitir ideia de otimismo, uma vez que é considerada uma cor acolhedora. Geralmente é usado para sinalizar situações onde é preciso ter cuidado e atenção. E em muitos casos, ajuda na concentração de quem está dentro de um determinado ambiente, além de estimular o intelectual e sugerir animação. No marketing, o uso do amarelo é muito comum em CTAs. Isso acontece porque a cor consegue chamar a atenção do usuário e fazê-lo se concentrar em detalhes específicos da landing page, por exemplo. Em sites e apresentações, essa cor tem o poder de passar uma sensação de transparências nas negociações com os clientes.

Laranja:

humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância, excessivo, flamejante.
Para quem busca por cores vibrantes em campanhas e anúncios, o laranja é a escolha perfeita. De acordo com pesquisas realizadas, foi possível perceber que trata-se de uma cor enérgica, que desperta o ânimo do usuário, além de estimular a criatividade e auxiliar na atração de consumidores. Sendo uma cor derivada do vermelho, o laranja tem características muito alegres e estimulantes, acabando por despertar o desejo de ação do usuário. Em relação ao vermelho, o laranja acaba tendo a vantagem de ser mais agradável aos olhos, menos agressivo. Quando o laranja é aplicado no mundo do marketing, ele pode significar criatividade, alegria e confiança nas empresas. De modo geral, podemos observar essa cor em marcas que querem retratar acessibilidade e espírito jovem.

Verde:

cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, imutabilidade natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, Primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja, imaturidade, destruição.
O verde, como já imaginado, tem grande referência quando o assunto é natureza e meio ambiente. No entanto, seu significado não acaba por ai. Ele também é capaz de trazer sensações de equilíbrio, harmonia, saúde e frescor ao ambiente. Geralmente é utilizado em lojas, hospitais e centros de saúde para passar sensação de relaxamento e calma aos visitantes e pacientes. Os produtos de higiene tendem a utilizar essa cor como referência de frescor para os clientes. Além disso, locais que precisam transparecer tranquilidade também optam pelo verde, por ser uma cor bem equilibrada. Para o mundo corporativo, o verde é capaz de trazer a sensação de coerência, sendo interessante em alguns momentos de negociação e relacionamento com o cliente.

Azul:

fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão.
O azul claro, assim como o verde, traz a sensação de higiene e frescor para o espectador. Além disso, é uma cor capaz de estimular a criatividade em um ambiente e transmitir a sensação de sucesso e conquista. Já o azul escuro é mais comum em momentos corporativos, onde a sensação de poder e confiança são reforçadas pela sobriedade da cor. Tem como característica a capacidade de levar segurança e tranquilidade para as pessoas. Geralmente o azul é usado em meios corporativos por ser uma cor mais sóbria – dando a sensação de não invasivo. Muitas pesquisas realizadas afirmam, inclusive, que a cor é capaz de reforçar confiança na marca. De modo geral, a cor é associada a paz, é capaz de reduzir o apetite e estimular o pensamento criativo.

Roxo/Violeta:

erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade.
O violeta, historicamente conhecido como cor da realeza e nobreza, também pode ser associado a calma, respeito e sabedoria. Assim como o laranja, o violeta também é uma cor capaz de estimular a imaginação e criatividade. Além disso, essa cor é capaz de transmitir a sensação de mistério e questões abstratas, além da sensatez e calma características. Muitas pessoas, inclusive, utilizam o violeta como uma forma de fazer menção à espiritualidade. Devido às sensações de nobreza, sabedoria, imaginação e criatividade, essa cor costuma ser usada em marcas de produtos de beleza e estabelecimentos que visam o bem-estar, como SPAs e clínicas de estética.

Marrom:

materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade.
Quando pensamos em sofisticação e seriedade, o marrom é a cor mais recomendada. Ele é capaz de transmitir conceitos que se associam à natureza e segurança. Comumente conseguimos perceber o uso dessa cor em produtos orgânicos e coisas relacionadas à natureza, uma vez que proporciona sensação de estabilidade e de um produto rústico. Essas características que remetem à confiança e elegância acabam implicando no uso da cor em empresas dos segmentos de design de interiores, pisos, móveis, empórios, lojas com produtos exclusivos e “gourmet”, etc. Para empresas do universo corporativo, a cor tende a reforçar a sensação de comprometimento, organização e seriedade empresarial.

Preto:

não, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso, raiva.
O preto é a cor mais poderosa e neutra. Tende a ser associada à elegância e força. Assim como o violeta, essa cor transmite a sensação de mistério, além de ser relacionada ao medo, curiosidade e, algumas vezes, memória emocional. Além disso, é considerado um tom masculino e impessoal. Por ser uma cor neutra, assim como o branco, acaba transformando a combinação com outras cores uma coisa bem simples, capaz de refletir diferentes simbologias. Na maior parte das vezes, o preto é utilizado em tipografias devido à sua neutralidade. A cor, por ser considerada forte, acaba se destacando em alguns fundos, dando mais legibilidade na hora da leitura. Sua neutralidade auxilia na combinação com outras cores, transmitindo ideias diversas, como modernidade ou conservadorismo, inovação, tradicional, elegância, sofisticação, etc.

Branco:

sim, proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frio, clínico, estéril.
Uma das cores mais neutras da paleta, o branco é denominado como “cor pura”, sendo capaz de transmitir a sensação de tranquilidade, limpeza e organização. Além disso, essa cor é capaz de ressaltar a luz das outras cores, quando combinadas. É uma das cores mais fáceis de ser combinada e desperta a sensação de harmonia e equilíbrio quando posta junto com outras cores mais intensas. Essa cor também tem o poder de acalmar, transmitir pensamentos de competência, pureza e frescor. No mundo do marketing, principalmente quando pensamos em marketing de conteúdo, o branco é utilizado como cor prevalecente em blogs e materiais ricos. Isso acontece porque ele permite que o destaque aos CTAs, por exemplo, seja notável. Uma vez que trata-se de uma cor capaz de levar luminosidade, ele dá aos botões de conversão o devido destaque.

Prata:

riqueza, glamour, fascínio, diferença, natural, liso, suave, macio, elegante, tecnológico.


Ouro:

preciosidade, riqueza, extravagância, calor, riqueza, opulência, prosperidade, grandeza.



Fonte: rockcontent